Nada ao Acaso

2003-12-16

Inveja ...

Três tipos de invejosos : Os psiquiatras franceses C. André e F. Lelord distinguem três tipos fundamentais de inveja : a depressiva, a hostil e a saudável ou emulativa.
Todavia, os investigadores advertem que qualquer delas raramente surge em estado puro, e que por vezes a inveja pode estar centrada num indivíduo em concreto e não numa vantagem em particular.

Inveja depressiva : Manifesta-se quando a felicidade alheia causa sofrimento, embora não se guarde animosidade contra quem a experimenta. Assim os pensamentos negativos são dirigidos contra si próprio, pela incapacidade de ser feliz, e não contra os outros. A pessoa afectada irá tentar não pensar e retrair-se o mais possível.

Inveja hostil : Faz-nos odiar, pelo menos durante alguns segundos, quem nos supera em determinada área, mesmo que seja um amigo. A pessoa que pensa assim tentará descobrir algo para prejudicar ou menorizar o invejado, como dizer mal dele ou pregar-lhe uma "rasteira" no emprego. Raramente se traduz em casos de agressão directa.

Inveja emulativa ou saudável : Apesar da consternação produzida pelo facto de não estar à altura do invejado, pretende-se alcançar o mesmo nível de excelência. Assim, redobram-se os esforços para atingir o mesmo objectivo.

Curioso !! Ainda não tinha pensado nisto desta forma ... :)


 
Creative Commons Licence
This work is licenced under a Creative Commons Licence.